ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL
Durante o processo de desenvolvimento são consensualmente reconhecidas algumas fases críticas que podem/devem ser apoiadas por um processo de Orientação Escolar e Vocacional. Tipicamente, no final de um ciclo, 9º ou 12º ano, mas ao longo do ensino secundário ou mesmo superior, as duvidas, confusão, dificuldades relacionadas com decisões escolares/académicas podem ocorrer e beneficiar de um apoio deste tipo.
O Processo de Orientação Escolar e Vocacional procura não só possibilitar a reflexão acerca de um conjunto de factores psicológicos e vocacionais que ajudam o jovem a conhecer-se melhor, mas também a identificação de aspectos relativos às profissões, de forma a ajudá-lo a ponderar as possibilidades que melhor se adequam ao seu perfil e assim fazer a sua escolha.
O Processo de Orientação Escolar e Vocacional procura não só possibilitar a reflexão acerca de um conjunto de factores psicológicos e vocacionais que ajudam o jovem a conhecer-se melhor, mas também a identificação de aspectos relativos às profissões, de forma a ajudá-lo a ponderar as possibilidades que melhor se adequam ao seu perfil e assim fazer a sua escolha.