TERAPIA FAMILIAR / CASAL
A terapia familiar e de casal, baseia-se no principio de que os indivíduos e os seus problemas e dificuldades são melhor entendidos em contexto relacional, sendo o mais importante a família.
Todas as famílias passam por momentos em que têm que se ajustar a várias mudanças relacionadas com diferentes eventos da vida como: nascimento dos filhos, educação dos filhos, adolescência, casamento dos filhos, mudanças de emprego e de residência, entre outros. Por vezes, estas mudanças e exigências do quotidiano, colocam desafios aos vários elementos da família, interferindo nas relações interpessoais, criando dificuldades e situações de impasse, face às quais a família não consegue encontrar saídas ou alternativas, sendo este uns dos motivos pelos quais se pode recorrer à terapia familiar.
Também os casais passam por dificuldades no seu relacionamento, que podem resultar de crises naturais do desenvolvimento da sua relação, de circunstâncias externas ou mesmo de factores relacionados com a personalidade e características individuais de cada um dos elementos do casal. O pedido de ajuda surge geralmente como resultado do aumento da frustração e desapontamento que progressivamente se vai instalando.
A terapia de casal é um meio de resolver problemas e conflitos que os casais não conseguem trabalhar de forma eficaz entre si. O objectivo central é permitir que cada um consiga um melhor entendimento de si e do seu parceiro, para decidirem se precisam ou querem fazer mudanças e, se assim for, ajudá-los a estabelecer e atingir objectivos, procurando:
- Definição de problemas e da natureza das dificuldades do casal,
- Clarificação das necessidades e desejos, no contexto da relação conjugal,
- Clarificação da comunicação no casal, no sentido do desenvolvimento de competências que irão ajudar a ser compreendido e a compreender melhor outro,
- Aumentar a cooperação do casal para resolver as suas dificuldades,
- Desenvolver capacidades de expressão emocional e de escuta em cada um dos parceiros.